8 de abr de 2008

Auto Shopping Vila Velha








Memorial Descritivo


Consequência direta dos feirões de veículos organizados por lojistas e realizados periodicamete em várias cidades brasileiras o fenômeno dos Auto Shoppings iniciou há cerca de oito anos atrás em São Paulo e não demorou muito para contagiar todo o Brasil. A estruturação desta atividade já vinha sendo percebida pelos empreendedores e exigida pela sociedade que carecia de melhores condições de conforto e comodidade durante o processo de aquisição do seu veículo seminovo. Além disso os Auto Shoppings têm contribuído significativamente para a minimização dos impactos urbanos, por se tratar de um equipamento planejado segundo as normas técnicas e exigências legais municipais.
Segundo a Associação Nacional dos Auto Shoppings (Anauto) atualmente há mais de 40 unidades em operação no país e que o “boom” do mercado deverá ocorrrer na região sudeste. A previsão da Anauto é que esse número dobre até 2009 e atinja em pouco tempo a marca dos 100.
Localizado na Avenida Carlos Lindemberg com a rodovia Darly Santos o Auto Shopping Vila Velha é um empreendimento voltado para o comércio de veículos seminovos dotado de uma moderna infra-estrutura de apoio e serviços para proporcionar o máximo de conforto e comodidade aos seus clientes.
O equipamento foi implantado no lote obedecendo a hierarquia viária, a intensidade dos fluxos de veículos, a minimização do impacto urbano e segundo a lógica da distribuição funcional das atividades comerciais e a percepção topológica do espaço arquitetônico, isto é, a interconexão entre os diversos setores e a leitura da continuidade espacial pelo usuário.
O conjunto de edifícações principais foi recuado o máximo possível das principais testadas do terreno permitindo liberar uma extensa área destinada ao estacionamento que pode ser alcançada através de três acessos. O principal acesso foi localizado na testada da rodovia Darly Santos, enquanto que um acesso secundário foi disponibilizado na Avenida Lindemberg. O terceiro acesso voltado principalmente para o abastecimento do Auto Shopping se dá através da lateral sul do lote, onde há uma rua menos movimentada que se conecta a entrada da Interport.
À frente dos gapões das lojas criamos um bloco para abrigar as funções administrativas e financeiras do complexo. Esta edificação foi envolvida por um gradil curvo de alumínio, criando uma segunda “pele”, sem comprometer a ventilação e iluminação naturais. Este artifício compositivo teve por objetivo gerar um contraponto em relação ao conjunto arquitetônico, evidenciar a entrada principal do Auto Shopping Vila Velha e receber a logomarca do empreendimento.
O arranjo espacial do complexo de lojas foi definido de acordo com a geometria do terreno. Desta forma a porção leste, mais longa, recebeu o maior número de galpões, num total de seis, enquanto que no oeste, menor, foram inseridos apenas quatro. Cada galpão abrigou um total de seis lojas, todas apoiadas por uma sala administrativa. Na extremidade sul disponibilizamos uma bateria de salas comerciais voltadas para prestadores de serviços e outras atividades complementares ao comércio automotivo.
A praça de alimentação locada no centro gravitacional do Auto Shopping, cria um pólo de atração e interesse, direcionando estrategicamente o fluxo de clientes no interior do empreendimento. As baterias de banheiros públicos localizadas no ponto extremo leste induzem e reforçam a visitação das últimas lojas, enquanto que o conjunto de salas comerciais e de serviços atraem a atenção para a porção mais ao sul, equilibrando as forças de deslocamento e reforçando a o caráter de intergração da Alameda Central, a qual demarca um importante eixo viário interno, cortando o terreno no sentido norte-sul.
.
.
Ficha técnica
.
Arquitetura: Oliveira Júnior
Colaboradores: Ricardo Vidal e Alessandra Guidoni
Estagiários: Rafael Targa e Rodrigo Rathge
Imagem 3D: Acro
Local: Vila Velha - ES
Terreno: 43.000m²
Construção: 25.000m²
Projeto: 2007
Obra: em andamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário