


Este projeto foi idealizado para ser implantado num condomínio horizontal no Parque do Cabo Branco, próximo à Ponta do Seixas, no município de João Pessoa. Os clientes, um casal de publicitários com apenas um filho pequeno, desejavam uma residência ampla e bastante arejada, porém com custos módicos. Outro "briefing" do projeto, idealizado pelo imaginário do filho do casal, sintetizava-se através da idéia de uma "casa branca". Ancorado nestes conceitos, acrescentamos outras percepções inerentes ao universo lúdico, sem contudo nos furtarmos do necessário equilíbrio compositivo.O partido arquitetônico, encerrado por uma "caixa" de alvenaria, abriga e integra o conjunto dos espaços em torno da área social da residência.
Da sala de estar e jantar, com pé-direito duplo, parte a escada metálica em direção à passarela que interliga os quartos no pavimento superior e serve de mirante para o espaço interior. Os ambientes de maior permanência, como quartos e salas, receberam amplas aberturas nas fachadas mais ventiladas (leste e a sul). A empena oeste da edificação foi proposta com alvenaria de uma vez (mais espessa) e vazada em rasgos estreitos para amenizar a troca de calor entre o ambiente externo (poente) e o interior da residência.
Apesar de predominantemente branca, como sugerido pelo cliente, inserimos duas cores primárias na casa com o objetivo de realçar a composição, criando elementos de contraposição e centros de interesse visual. Deste modo a cor vermelha aplicada acima da linha do peitoril, entre as janelas, amplia a percepção das esquadrias, conferindo unidade e equilibrando a relação entre cheios e vazios. A pedra aplicada no volume da caixa d'água e quarto de serviço faz uma conexão com a natureza, humanizando o espaço. O paredão "cego" do poente recebe texturas, seteiras e um recorte amarelo que propõem um grafismo mais dinâmico a fachada.
A área de lazer é definida pela inserção da piscina e jardins na parte frontal do terreno. A mureta, não permitida pelo condomínio, foi substituída por uma cerca viva.
Ficha técnica:
Arquitetura: Oliveira Júnior, Manoel Farias e Glauco Brito
Estagiário: Ricardo Vidal
Projeto: 2001
Projeto: 2001
Imagens 3D: Leopoldo Teixeira
Área do terreno: 360,00m²
Área de construção: 210,00m²
Área do terreno: 360,00m²
Área de construção: 210,00m²
Nenhum comentário:
Postar um comentário