3 de set. de 2006

Shopping do Automóvel Natal



O Shopping do Automóvel Natal é um novo conceito de empreendimento, voltado para a comercialização de veículos seminovos, dotado de toda a infra-estrutura de apoio necessária para o desempenho desta atividade, tais como: bancos, financeiras, despachantes, Detran, Casa do Cidadão, lojas de acessórios, sindicato, praça de alimentação e auditório.

Vista da Fachada Principal

Planta Baixa Pavimento Superior e Coberta (+3.00m)

Localizado na Marginal da BR 101, no Bairro de Neópolis, o empreendimento será implantado num terreno de 17.000m², comportando uma área construída de 8.200m², sendo 6.860m² distribuídos entre 32 lojas de 214,50m² cada.

A setorização das áreas foi definida obedecendo o fluxo natural de acesso e a conformação topográfica do terreno. A porção anterior e mais plana do terreno, recebeu o conjunto de lojas de veículos; na parte mediana foi locado o edifício administrativo e de serviços; e nos fundo, na parte mais baixa, o estacionamento, o Detran e lojas de acessórios. Esta disposição além de conferir excelente visibilidade as lojas de veículos, voltando-as para a BR 101, induz o cliente a um passeio por entre elas no seu deslocamento até o estacionamento ou para utilizar os serviços de apoio do Shopping, principalmente o Detran.

Planta Baixa Pavimento Térreo (0.00m)

Planta Baixa Pavimento Nível Inferior (-3.00m)

Croquis do Partido Arquitetônico

O partido adotado remete a experiência anterior do arquiteto, no Shopping do Automóvel João Pessoa, como a utilização de galpões em arcos estruturais e telhados metálicos, que obteve um satisfatório desempenho estético, funcional, estrutural e econômico do equipamento, atraindo empreendedores de todo o país para conhecer àquelas instalações.

Na proposta para o projeto de Natal foram implementados novos detalhes para adequá-lo às condições climáticas e culturais peculiares daquela localização.

Vista Aérea do Acesso Principal (BR 101)

Passeio abrigado em calçadas amplas

Interior das lojas

O caimento das cobertas foi lançado no sentido da ventilação predominante, oferecendo uma maior proteção às lojas contra a ação das "chuvas de vento", características do litoral. Uma grande marquise arremata todo o beiral e se projeta sobre as calçadas, proporcionando sombreamento e abrigo ao passeio nas calçadas.

A cobertura do galpão central foi estruturada através de um sistema de tirantes, conectados a uma estrutura tubular em "V" invertido, distribuídos ao longo de toda a sua extensão, conferindo leveza, caráter e personalidade ao design do edifício.

Vista interna - Fachada Edifício Administrativo / Serviços

Vista interna - Fachada Edifício Administrativo / Serviços

O bloco administrativo e de serviços, em concreto e alvenaria convencional, recebeu revestimento em cores quentes, como as pastilhas esmaltadas alaranjadas e a pintura em tinta acrílica bege escuro, contapondo-se ao corpo do edifício em branco gêlo e às alvenarias externas do pavimento térreo, onde foram aplicadas pedra natural, recorrente em diversas obras desta região.

Vista Estacionamento e Fachada Edifício Administrativo / Serviços

Vista Estacionamento e Fachada Edifício Administrativo / Serviços
A acessibilidade foi um ítem perseguido e contemplado em todas as dependências, com a distribuição de rampas e vagas especiais em todos os níveis do Shopping.

Vista Aérea Estacionamento

Localização do Shopping do Automóvel Natal

Ficha técnica:

Arquitetura: Oliveira Júnior

Colaboradores: Ricardo Vidal

Estagiária: Deborah Araújo

Imagens: Michel Alexandre

Logomarca: Formatt Design

Projeto: 2006

Área do terreno: 17.000 m²

Área de construção: 8.200,00 m²

Um comentário: