20 de mai. de 2006

Apartamento Sérgio Mendonça

O projeto deste apartamento de cobertura no litoral de João Pessoa, Paraíba, foi concebido para um jovem casal. A contemporaneidade da concepção, pautada no conforto, na sofisticação e na sobriedade dos ambientes, foi a premissa básica que norteu a intervenção arquitetônica.

O projeto foi iniciado ainda na fase de obras da edificação, o que permitiu diversos ajustes na estruturação dos espaços, adequando-os as necessidades e expectativas dos clientes.

O pavimento inferior foi destinado as funções sociais, de serviço e parte da área íntima (quarto do bebê e hópedes).

As salas de estar e jantar, incorporadas num abiente contínuo em "L", articulam-se através do prolongamento do forro especialmente desenhado. A sanca recortada no gêsso e os plafons com lâmpadas frias distribuem uma iluminação geral nos ambientes, enquanto que as dicróicas embutidas, valorizam potualmente os detalhes como as paredes revestidas em lambri e as obras de arte.

Na cozinha, fartamente iluminada, os armários receberam revestimento laminado branco e aplicações em película na cor laranja nos vidros das portas. O respaldo em granito da bancada, aplicado até a parte inferior dos armários, destaca de forma elegante área de trabalho. O contraponto cromático equilibra a composição e remete um clima jovem ao espaço. A mesma linguagem se prolonga ao banheiros conferindo unidade compositiva.

No pavimento superior a suíte master, o home cinema e a área de lazer compõem um óasis para o repouso do casal e as horas de descontração da família. Na área da piscina o uso de materias como a madeira, a pedra cariri e o mármore procura aproximar-se dos elementos da natureza, criando a ambiência adequada ao desfrute da belíssima paisagem do oceano Atlântico.

Ficha técnica

Arquitetura: Oliveira Júnior, Manoel Farias e Glauco Brito

Colaborador: Ricardo Vidal

Fotos: Stanley Talião

Local: João Pessoa/Pb

Projeto: 2003

Obra: 2004

3 comentários: